Renda ativa e passiva: Qual a diferença?

diferença entre renda ativa e renda passiva

Os termos renda passiva e renda ativa são bem comuns, ainda mais no mundo dos investimentos, mas você sabe de fato qual a diferença entre os dois?

A renda ativa diz respeito a uma renda gerada a partir de um trabalho, ou seja, você precisa trabalhar para receber. Já a renda passiva, não exige tempo ou esforço contínuo para receber, sendo obtiva através de rendimentos.

Continue lendo para entender melhor sobre esses dois termos!

Neste artigo você verá:

  • O que é Renda Ativa?
  • O que é Renda Passiva?
  • Qual a diferença dos dois?

Boa leitura!

O que é Renda Ativa?

A renda ativa é aquela obtida através de um trabalho, ou seja, é a remuneração é adquirida a partir da prestação de um serviço.

Alguns exemplos de renda ativa são: emprego com carteira assinada, hora extra, comissões, trabalho autônomo, serviços freelancer, venda de produtos pela internet, etc.

Depender somente da renda ativa pode não ser uma boa opção, já que a mesma pode ser perdida de forma repentina. Por este motivo, a renda passiva se apresenta como uma boa alternativa de garantia de renda e segurança caso a fonte de renda ativa seja perdida.

O que é Renda Passiva?

Diferente da renda ativa, a renda passiva não é obtida de um uma remuneração por prestação de um serviço. A renda passiva nada mais é do que uma renda que você recebe sem investir toda ou grande parte do seu tempo.

Esse tipo de renda pode vir pela valorização de investimentos, locação de imóveis, dividendos de ações e fundos, fundos imobiliários, entre outros.

Pensar em uma renda passiva é fundamental para garantir um futuro mais seguro e tranquilo. O ideal é que a pessoa consiga conciliar as duas rendas: aplicar com inteligência parte de sua renda ativa, de forma que consiga se assegurar de riscos e tranquilizar seu futuro com uma renda passiva.


Leia também:


Qual a diferença de renda ativa x passiva?

Veja as diferenças dos dois:

🟪 Renda Ativa:

  • Renda proveniente do trabalho. É onde você gasta o seu tempo para recebê-lo;
  • Requer um esforço contínuo;
  • Se parar de trabalhar a renda acaba;
  • Você trabalha pelo dinheiro!

🟪 Renda Passiva:

  • Não depende do trabalho para receber. É uma renda ganha sem gastar muito tempo para isso;
  • Requer um esforço inicial;
  • Recebe mesmo sem trabalhar;
  • O dinheiro trabalha para você!

Buscando os melhores investimentos para obter uma renda passiva? Nos mande uma mensagem em nosso WhatsApp para saber como podemos te ajudar! Ou então acesse rendi.app.br para saber mais sobre nossas carteiras.


Gostou do post? Então fique por dentro dos próximos conteúdos que iremos postar aqui!

Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com o Rendi! Somos uma casa de análise com foco em simplificar o mercado financeiro para você investir de forma assertiva.

Acesse nosso site www.rendi.app.br, e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma! 😉

24 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like