Quais ações ganham com a alta da Selic?

Ações Alta Selic
Saiba quais são as ações que tendem a gerar lucros com a alta da Selic.

Após 5 anos, o Banco Central do Brasil elevou a taxa básica de juros, a Taxa Selic, aos dois dígitos. A tendência é que as altas permaneçam em 2022. Neste artigo, te mostraremos as ações que ganham com a alta da Selic.

Na alta da taxa, os investimentos são impactados, inclusive os da Bolsa de Valores.

Aplicações na Bolsa de Valores são afetadas pela alta do juros. Enquanto isso, os setores são influenciados de maneiras diferentes. Certamente, há ações ganham com a alta da Selic.

O que é a Taxa Selic?

Segundo o Banco Central do Brasil, o termo Selic é uma abreviação para Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

Trata-se da taxa básica de juros do Brasil. Pois cada país tem seus próprios juros básicos. Esse juros é a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no sistema para títulos federais.

Portanto, a Selic influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

O Banco Central utiliza a taxa com a finalidade de controlar a inflação.

Por ser a taxa básica de juros, a Selic é fundamental para economia, por conseguinte, impacta nos investimentos, seja na renda fixa ou variável. Entretanto, na Bolsa de Valores, há ações que ganham com a alta da Selic.

Ações que ganham com a alta da Selic

A Selic afeta positivamente alguns setores da Bolsa de Valores. Podemos citar dois principais: bancos e seguradoras.

Os bancos são os principais impactados positivamente, principalmente através dos spreads bancários, isto é, a diferença entre o custo de captação e juros cobrados ao cliente.

Em outras palavras, com o aumento da taxa, os bancos cobram juros elevados em financiamentos e empréstimos, com isso conseguem aumentar sua captação de dinheiro.

Já o setor de seguradoras também pode ganhar com o aumento da Selic. Isso porque, além da venda de seguros, as companhias desse setor também aplicam os prêmios dos segurados em investimentos.

Isso ocorre porque a maioria desses investimentos estão atrelados à Selic. Ou seja, com a alta, as empresas podem se beneficiar e aumentar seus lucros.

Mas não apenas esses setores são impactados. Saneamento, gás e energia podem ter destaque por terem empresas de alto valor no setor.

Em suma, as companhias desses setores possuem ações que ganham com a alta da Taxa Selic. Clique aqui para ver as ações do setor.

Na plataforma do Rendi, você consegue explorar as empresas por cada setor – inclusive os citados aqui.

Para maior praticidade, baixe nosso Aplicativo!

Play Store

Apple Store

Quais setores sairão perdendo?

Ao mesmo tempo que algumas empresas ganham, outras perdem. Companhias ligadas a setores que dependem do consumo das pessoas são os mais propensos a serem impactadas negativamente.

Desse modo, podemos destacar os setores imobiliário, varejo, locação de veículos, educação e construção civil.

Isso ocorre porque com a alta da taxa Selic, e por consequência da inflação, o orçamento da população é prejudicado. Em virtude disso, a tendência é ocorrer corte de gastos, com as pessoas focadas apenas na compra de itens essenciais para a existência, como comida, por exemplo.

As ações dessas empresas podem ser prejudicadas com a alta da Selic. Clique aqui para ver as empresas de cada setor.

1 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like