O que são Juros sobre capital próprio?

o que são juros sobre capital próprio

Quando se investe na bolsa, além de poder lucrar com a variação dos preços dos ativos da empresa, você também pode lucrar com os Juros sobre capital próprio.

Os Juros sobre capital próprio (JPC) são uma das formas utilizadas pelas empresas para remunerar os investidores, porém muitos investidores não sabem muito a respeito. 

Neste artigo, você entenderá o que são juros sobre capital próprio e suas vantagens para os investimentos.

O que são Juros sobre capital próprio?

De maneira simples e rápida,  os Juros sobre capital próprio (JCP ou JSCP) são uma forma da empresa remunerar os acionistas, com uma parte dos seus lucros.

No ponto de vista contábil e fiscal, esses valores são extraídos antes do lucro líquido, sendo assim, os JCPs são considerados uma despesa. Com isso, as empresas pagam menos impostos.

Na prática, os JCPs trazem vantagens para a empresa e para o investidor, pois, os investidores saem felizes por receberem uma remuneração extra de acordo com o desempenho do seu investimento, enquanto as empresas pagam menos impostos.

Como funcionam os JCP?

Para uma empresa começar a distribuir JCPs é necessário primeiro ser aprovado pelo conselho administrativo ou pela assembleia geral e em seguida, os valores a serem pagos devem ser divulgados publicamente.

Os juros sobre capital próprio são pagos com base no lucro da organização, sendo feito o cálculo aplicando a TJLP (Taxa de juros de longo prazo, divulgado trimestralmente pelo Banco central do Brasil) sobre o Patrimônio Líquido, deduzindo assim as exclusões previstas em lei.

Em relação aos pagamentos dos JCPs, não há uma regra de quando deve ser efetuado esse pagamento, mas , geralmente, o anúncio da distribuição ocorre após a divulgação dos balanços da empresa.

Entenda as diferenças: Juros sobre capital próprio x Dividendos

Apesar dos dois serem maneiras da empresa distribuir seus lucros com os acionistas, existem diferenças entre eles.

Os dividendos são frações dos lucros que a empresa teve durante o ano de exercício, dessa forma, por se tratar de um resultado positivo líquido sobre o valor, já foram deduzidos os devidos tributos.

Já nos JCPs, as empresas pagam menos impostos ao remunerar os investidores, dessa forma, por serem categorizados como uma despesa, o valor é extraído do lucro antes do desconto do imposto de renda.

Portanto, a principal diferença entre Juros sobre Capital Próprio e dividendos são:

  • no JCP existe o desconto de Imposto de Renda sobre o valor;
  • e, nos Dividendos, você recebe a quantia referente aos lucros da empresa onde investe já sem impostos.

Diferente dos dividendos, o recebimento dos Juros sobre Capital Próprio não está isento da cobrança da tributação do Imposto de Renda. Para esse rendimento é preciso pagar um percentual de 15% que deve ser retido na fonte.

Quais as vantagens dos JCPs?

Para a empresa, como já mencionado, a maior vantagem é pagar menos impostos. Quanto mais lucros a empresa pagar na forma de JCP, menos imposto ela paga.

Já para os investidores, a vantagem é receber uma remuneração extra de acordo com o desempenho do seu investimento. Essa vantagem faz com que muitos investidores se interessem por empresas que distribuem seus lucros aos acionistas com frequência. 


Gostou do post? Então fique por dentro dos próximos conteúdos que iremos postar aqui!

Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com o Rendi! Somos uma plataforma focada em investimentos, com a missão de fazer seu dinheiro render!

Acesse nosso site https://rendi.app.br, e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma!

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like