Como montar uma carteira diversificada?

carteira diversificada de investimentos; carteira rendi

Manter uma carteira diversificada é um dos pontos mais importantes na hora de investir, não é atoa que é sempre um assunto mencionado na renda variável. Essa técnica é importante para qualquer patrimônio, sejam eles grandes ou não.

Mas antes de começar a montar sua carteira diversificada, é importante entender o que significa o termo:

O que é diversificar?

Diversificar é a técnica que permite reduzir riscos, a qual consiste em distribuir o capital entre diferentes ativos no mercado financeiro. Basicamente, você compra ações de diferentes setores e empresas para ter menos riscos de perder dinheiro com as oscilações do mercado.

Diversificar consiste em não investir em apenas uma empresa ou setor. Essa estratégia serve para reduzir o risco de perdas financeiras. Portanto, se um setor sofrer baixa, o investidor não corre o risco de ter toda a sua carteira afetada. 

Vale ressaltar que para reduzir os riscos de perda não basta apenas diversificar, é importante focar nas escolhas dos ativos e saber como encontrar boas oportunidades para sua carteira de investimentos.

Vantagens de diversificar sua carteira

Colocar essa estratégia em prática traz várias vantagens para os seus investimentos. Algumas delas são:

  • Probabilidade de ganhos maiores: optar por investir em empresas e setores diferentes trará melhores retornos.
  • Reduz perdas: investindo em ativos diferentes o risco de perder seus investimentos são menores, já a possibilidade de todos caírem ao mesmo tempo diminui. 
  • Liquidez da diversificação de investimentos: Realizar aplicações em diferentes ativos ajuda na liquidez, ou seja, na facilidade com que o investidor consegue resgatar o dinheiro investido.

Como montar uma boa carteira diversificada?

Em primeiro lugar e mais importante, diversifique seus ativos. Você pode estar pensando “Nossa sério que para ter uma carteira diversificada preciso diversificar” e a resposta é sim, você precisa. Parece redundante dizer isso, mas realmente é algo importante. 

Quando falamos de diversificar é de fato ter ativos de setores e empresas diferentes. Além disso, é fundamental que você escolha bem as ações que farão parte da sua carteira, afinal, de nada adianta ter uma carteira diversificada se os ativos não são bons para os seus investimentos.

Em segundo lugar, tenha papéis de setores distintos. Fazendo isso, você irá diminuir o seu risco, possibilitando que você consiga capturar ganhos em situações diversas.

“Um portfólio eficiente deve considerar várias dinâmicas possíveis”

Martini Neto, analista-chefe do Multibot.

Em terceiro lugar, seja seletivo, nada disso vai funcionar se você simplesmente escolher qualquer ação sem nenhum critério.

Um ponto a se atentar é a quantidade de papéis que a sua carteira terá. A partir de certa quantidade de ativos, você estará pulverizando a sua carteira e não mais diversificando. Isso porque, pode se tornar extremamente difícil acompanhar com precisão uma carteira com, por exemplo, 100 ações diferentes.

“A experiência me mostrou que o ponto ótimo de uma carteira eficiente é entre 8 a 10 ativos […] Mais do que isso, você está propenso a neutralizar seus ganhos”

Martini Neto, analista-chefe do Multibot. 

Agora que você viu que não existem segredos para montar uma boa carteira diversificada, já pode começar a montar a sua agora mesmo! 


Gostou do post? Então fique por dentro dos próximos conteúdos que iremos postar aqui!

Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com o Rendi! Somos uma plataforma focada em investimentos, com a missão de fazer seu dinheiro render!

Acesse nosso site https://rendi.app.br, e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma!

2 Shares:
4 comments
  1. Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like