Lote padrão ou fracionário, qual a melhor opção?

Investir em ações com lote padrão ou fracionário, qual a melhor opção? - rendi investimentos
Investir em ações com lote padrão ou fracionário, qual a melhor opção?

Ao iniciar as pesquisas para começar a investir na Bolsa de Valores, algumas dúvidas surgem, como: “qual a melhor opção para investir, lote padrão ou fracionário?” ou “é melhor guardar dinheiro para comprar um lote padrão?”

Para sanar essas dúvidas, o Rendi elaborou este conteúdo para você compreender o que são os lotes padrão ou fracionados.

Lote Padrão

O lote padrão é aquele que contém 100 ações. ou seja, se um amigo(a) te falar que comprou dois lotes de ações da lojas americanas, por exemplo, significa que o seu amigo ou a sua amiga possui 200 ações das lojas americanas.

Lote Fracionário

Os lotes fracionados, por sua vez, permitem você comprar ações sem ser pelo lote padrão, isto é, adquirir de 01 a 99 ações. Dessa forma, não é preciso comprar a quantidade exata de cem ativos.

Padrão ou fracionário: qual a melhor opção?

Certamente, você deseja saber qual é a melhor opção, investir em ações com lote padrão ou fracionário. Vamos lá!

Para quem está iniciando no mercado de ações com baixo capital, a compra fracionada pode ser uma ótima opção.

Porém, caso você tenha capital para investimento maior, o lote padrão é recomendado, pois o valor de retorno é maior. Afinal, quanto mais você investir, maior será seu retorno.

Mas antes de comprar no fracionado ou no lote padrão, observe esses pontos:

1- Taxa de corretagem

A taxa de corretagem é o valor cobrado pelas corretoras para operações de compra e venda de ações. Para quem está iniciando com baixo investimento, essa a taxa da corretora pode acabar ficando com boa parte do seu lucro.

Vamos exemplificar: se você comprar uma ação por dez reais e a taxa de corretagem for de cinco reais, isso significaria 50% do seu investimento. O ideal é que o custo das operações não ultrapasse 10% dos seus investimentos. 

Atualmente, existem corretoras com taxa zero. Essas são as mais aconselhadas para investimentos no modelo fracionado.

2- Liquidez

Como a maioria das negociações ocorrem com lotes, a liquidez é menor no mercado fracionado e isso pode influenciar no retorno dos seus investimentos. 

Portanto é necessário fazer uma boas escolha de ativos para conseguir bons lucros.

Agora, você já sabe qual é a melhor opção para você comprar, se no lote fracionário ou padrão.

Conclusão

Para quem está começando com baixo capital, pode ser que demore mais tempo para juntar dinheiro para comprar um lote padrão. Talvez seja interessante, nesse caso, investir em ações com lote fracionário ao invés do padrão. Porém é importante que você avalie a liquidez dos ativos que irá adquirir.

Para quem está começando com um aporte maior, pode ser mais atrativo investir no lote padrão, a fim de obter maiores retornos.

O importante é compreender seu perfil de investimento e, através disso, traçar a melhor estratégia com o intuito de atingir seus objetivos.

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like