FoMO: como ele impacta os seus investimentos?

fomo nos investimentos

O FoMO pode abalar as mais variadas esferas da vida: carreira, trabalho, vida pessoal e claro os investimentos.

Falar de investimentos envolve muitas partes, inclusive as emoções e o estado psicológico daqueles que estão por trás das operações. Problemas como o FoMo, levam o investidor a ter um mau desempenho em seus investimentos, causando até mesmo atrasos na realização dos seus objetivos.

Neste artigo você verá:

  • O que é FoMO?
  • Como ele impacta os investimentos?
  • Como evitar o FoMO ao investir?

Boa leitura!


O que é FoMO?

O termo Fear of Missing Out (FoMO) em português significa medo de perder algo.

De modo geral, o FoMO é compreendido como a vontade de estar sempre conectado ao que outras pessoas estão fazendo e ao que está acontecendo no mundo, por medo de estar perdendo alguma informação ou acontecimento.

Essa constante busca de se manter “atualizado” a todo momento, causa uma grande exaustão mental, impedindo um bom discernimento nas tomadas de decisões. Confira algumas características:

  • checar o smartphone o tempo todo;
  • interromper o trabalho para ver notificações e mensagens no celular;
  • comprar compulsivamente por medo de ficar de fora das tendências do mercado;
  • sentir-se angustiado ao ver outras pessoas realizando outras atividades;

No mercado financeiro, a sigla representa o medo de perder uma oportunidade de investimento. O Fear Of Missing Out pode afetar o foco e também a disciplina na hora de investir, prejudicando o investidor em suas tomadas de decisões.

Algumas características do FoMO na hora de investir são:

  • Se sentir angustiado ao ver pessoas investindo em investimentos diferentes dos seus;
  • Verificar a cada segundo os indicadores do mercado ou das suas carteiras;
  • Não tomar decisões por medo;
  • Seguir estratégias que não são boas para você, por medo de perder algo importante.

Apresentar um ou outro comportamento da lista acima em alguns momentos é normal, porém quando começam a acontecer de forma frequente, acaba por se tornar um problema, tanto para a sua saúde mental, quanto financeira.


Leia também:


Como o FoMO impacta os investimentos?

Esse medo de perder algo faz com que muitos investidores cometam erros em suas decisões, resultando em perda de dinheiro.

Além de prejudicar as decisões do investidor, o Fear of Missing Out pode causar outros problemas, como:

  • Busca incessante por atualizações: o mercado de renda variável muda constantemente, o que pode causar grande ansiedade. Acompanhar as oscilações da Bolsa é muito importante, porém, não filtrar as informações pode levar o investidor à constante dúvida sobre estar tomando a decisão certa.
  • Efeito manada: o FoMO pode levar uma pessoa a realizar investimentos desalinhados às suas necessidades e objetivos, devido a uma falta de análise crítica do comportamento do mercado, como ocorre no efeito manada. O fato de muitas pessoas estarem realizando uma operação, pode levar a pessoa a ter a sensação de estar perdendo algo, entrando assim, em uma operação sem avaliar com cuidado os motivos.
  • Permanecer em inércia: Além dos pontos já citados, o FoMO pode causar também a inércia. No mercado financeiro existem muitas opções de investimento disponíveis e pode ser difícil escolher entre elas. Diante de tantas opções, pode causar no investidor uma grande incerteza de qual decisão tomar, fazendo com que ele simplesmente não tome decisão nenhuma.

Todos esses pontos impactam diretamente os resultados dos investimentos.

Como evitar o FoMO ao investir?

O investidor precisa ficar atento para que o FoMO não prejudique a rentabilidade de sua carteira de investimentos, sobretudo em momentos de alta volatilidade e incerteza econômica.

Uma das maneiras de combater o FoMO e toda as sensações que ele traz, é tentar pensar de forma racional e se manter o mais fiel possível à sua estratégia de investimento.

Além disso, segundo especialistas, a melhor forma de evitar o FoMO é repassar a função de acompanhar o mercado e filtrar boas oportunidades para analistas certificados. Já que diante de tantas opções, o FoMO pode ser uma armadilha na hora de escolher onde investir.

Com o Rendi, você tem acesso a recomendações de especialistas certificados, além de salas ao vivo com nossos analistas para tirar dúvidas ou pedir analises de ações. Conheça nossos produtos!


Gostou do post? Então fique por dentro dos próximos conteúdos que iremos postar aqui!

Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com o Rendi! Somos uma casa de análise com foco em simplificar o mercado financeiro para você investir de forma assertiva.

Acesse nosso site www.rendi.app.br, e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma! 😉

8 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like