Day trade e Swing trade: Quais as diferenças?- Entenda!

Diferenças entra Swing trade e Day trade

Entender as diferenças de Day trade e Swing trade é fundamental para manter uma boa estratégia em seus investimentos, afinal, são formas diferentes de se investir na bolsa de valores.

Neste artigo você verá a diferença entre Day Trade e Swing Trade e como cada uma dessas operações funcionam.

Boa leitura!

Day Trade

  • O que é?

No Day trade, o objetivo é aproveitar a volatilidade constante do mercado de ações. Essa técnica busca garantir lucros no curtíssimo prazo, com operações que acorrem no mesmo dia. Aproveitando assim, as oscilações diárias de preço no mercado financeiro.

Dessa forma, quem investe na estratégia de Day trade, ganha dinheiro vendendo ativos por um preço maior do que o de compra, através das oscilações de preço das ações entre o período de abertura e fechamento do mercado.

Por se tratar de uma operação diária, é importante que o trader adote uma postura de análise constante de números e variações de gráficos, a fim de identificar tendências e padrões de mercado, utilizando os dados a seu favor na hora de investir.

Por apresentar maiores riscos, o modelo de investimento Day trade é mais destinado a investidores com o perfil agressivo.

Swing trade

  • O que é?

No Swing trade, as operações são de curto a médio prazo. Sendo assim, as operações não são iniciadas e encerradas no mesmo dia.

Dessa forma, o investidor acompanha a formação da tendência ao longo dos dias, por este motivo, muitos consideram que esse tipo de estratégia possui um menor nível de exposição ao risco, evitando assim perdas desnecessárias e aumentando o potencial de ganho nas operações.

Por ter um prazo um pouco maior, o investidor foca em monitorar as tendências de mercado de efeito alongado e costuma utilizar os gráficos de preços e o histórico de variação das cotações dos ativos.

Gráfico de investimento na cor roxa e preto

Quais as diferenças de Day trade e Swing trade?

Ao decorrer deste artigo você já deve ter compreendido que a maior diferença entre Day trade e Swing trade está no tempo que as operações são realizadas.

Sendo assim, no Day trade as operações são de curtíssimo prazo, com a compra e venda do ativo no mesmo dia. Já no Swing trade as operações acontecem em um prazo um pouco maior, podendo ser de dias à semanas.

Independente de qual estratégia você adote, é necessário sempre realizar uma análise de mercado. Muitos acreditam, de maneira equivocada, que as operações são realizadas seguindo a intuição do trader/investidor ou como uma aposta e não é assim!

Na Bolsa de valores, as operações devem ser baseadas em dados. As analises gráficas trazem detalhes sobre as oscilações do mercado de ações, possibilitando observar os ciclos completos dos ativos. Dessa forma, ao analisar os gráficos dos ativos, o trader obterá informações que o fará aumentar suas probabilidades de sucesso.

Além disso, ter uma estratégia definida é muito importante para que suas operações gerem ganhos. Caso contrário, fica difícil obter resultados positivos.


Fora o Day trade e do Swing trade, há também a estratégia do Buy and Hold – conhecido também como position.

A mesma visa o ganho no longo prazo, seja na valorização do ativo ou no recebimento de rendimentos através de dividendos e outros proventos. No Buy and Hold as ações adquiridas se mantém por um período indeterminado. Nesse caso, o ativo permanece na carteira enquanto estiver contribuindo de forma satisfatória. Por este motivo, as escolhas das ações devem criteriosas e frequentemente revisadas.

Nesta estratégia as escolhas são baseadas na qualidade das empresas e não na volatilidade do mercado. Por conta disso, é mais utilizada a análise fundamentalista no processo de seleção dos ativos.

Qual a melhor opção?

A melhor estratégia sempre será a que mais atende as necessidades e objetivos que você investidor montou, podendo até mesmo utilizar mais de uma delas ao mesmo tempo.


Gostou do post? Então fique por dentro dos próximos conteúdos que iremos postar aqui!

Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com o Rendi! Somos uma casa de análise com foco em simplificar o mercado financeiro para você investir de forma assertiva.

Acesse nosso site www.rendi.app.br, e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma! 😉

2 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like