Como não perder dinheiro com o efeito manada? Veja dicas

Efeito Manada na Bolsa de Valores: como não perder dinheiro?
Como não perder dinheiro com o efeito manada?- Rendi Investimentos
Nesse artigo, você verá dicas de como fugir do efeito manada e evitar perder dinheiro na Bolsa de Valores.

Neste artigo, você irá entender o que é o efeito manada e consequências para os investimentos na Bolsa de Valores. Além de saber quais as dicas para não perder dinheiro nesse período.

Ao falar de efeito manada, estamos nos referindo a um termo advindo do reino animal. Que tal um exemplo para facilitar a explicação?

Manada de zebras na natureza

Imagine uma manada de zebras num mesmo local, uma delas começa a correr. Ao visualizar essa situação, os outros animais também iniciam uma corrida. Eles fazem isso porque deduzem que o perigo está próximo. Tomam essa atitude mesmo sem ter certeza que há algum predador no território. As zebras correm pois temem perder sua vida.

No mercado financeiro isso também ocorre. Entretanto, há formas de não perder dinheiro com o efeito manada. A fim de te ajudar, iremos te dar uma série de dicas. Primeiramente, é preciso explicar o que é o efeito manada e os prejuízos causados por esse movimento.

Significado do efeito manada na Bolsa de Valores

O efeito manada é aplicado aos investidores que, assim como as zebras do exemplo acima, seguem o comportamento de outros indivíduos.

Significa dizer que o investidor não toma sua própria decisão, mas sim copia as atitudes de outras pessoas sem saber ao certo o motivo pelo qual está fazendo aquilo. Muitas vezes faz isso de forma precipitada.

Um dito popular pode resumir bem essa situação: “Maria vai com as outras”.

Quando ocorre o efeito manada na Bolsa de Valores?

Por fim, para não perder dinheiro com o efeito manada nos seus investimentos é preciso saber identificá-lo.

Geralmente, esse o efeito manada ocorre quando existe um cenário de incertezas ou crises. Eventualmente, Isso gera uma fuga massiva de investidores para aplicações mais seguras.

Nesse cenário, muitas pessoas optam por abrir mão de suas ações. Ao mesmo tempo que outras pessoas veem esse movimento, seguem a atitude dos demais e também abrem mão do seu papel, vendendo-os. O resultado disso é uma queda brusca do(s) ativo(s). Esse é um exemplo prático do efeito manada na Bolsa de Valores.

O efeito manada também pode ocorrer com a valorização. Ou seja, as ações subirem acima do habitual influenciado por algum acontecimento.

Notícias sobre a companhia, divulgação de balanços da empresa, crises políticas e guerras são alguns exemplos que podem acarretar em um cenário propício para o efeito manada acontecer.

Quais as consequências de seguir a manada?

O principal prejuízo que você pode ter ao seguir as atitudes dos demais investidores é perder dinheiro. Isso ocorre de várias formas, veja:

1- Ao vender sua ação no efeito manada, você pode abrir mão de um bom ativo, ou seja, uma ação que poderia trazer retornos através da valorização do ativo ou mesmo com renda passiva.

2- Vender uma ação abaixo do preço de mercado. Às vezes, a ação é uma boa companhia para investir, mas como consequência do efeito manada, o ativo é vendido com valor inferior ao que a empresa vale no mercado.

3- Pagar um valor superior ao que a ação vale. Então, o efeito manada pode acarretar em pagar caro em uma ação que não trarão bons retornos.

Esses apontamentos culminam na perca de dinheiro para o investidor da Bolsa de Valores. Por isso é preciso ficar atento. Há dicas preciosas para não ser levado pelo efeito manada.

Leia também


Como não perder dinheiro?
Como não perder dinheiro com o efeito manada?- Rendi investimentos

Como não perder dinheiro com o efeito manada?

Agora, daremos dicas de como não perder dinheiro no período de alta volatilidade da Bolsa de Valores, como no efeito manada.

“Você não é todo mundo”

Assim como eu citei uma frase popular acima para explicar o que é o efeito manada, você já deve ter escutado essa: “Você não é todo mundo”, isso também se aplica aqui.

Parece óbvio, mas a primeira dica é justamente não seguir a manada. Mas fazer isso pode ser mais difícil do que aparenta.

Em um momento conturbado da Bolsa de Valores, pense racionalmente. Sempre responda essa pergunta: vale mesmo a pena abrir mão dessa ação?

Acima de tudo, é preciso pensar com racionalidade e avaliar se você está vendendo a ação por ter rompido a sua estratégia traçada ou por algum efeito do mercado.

Aliás, a formulação de estratégias de investimento é individual. Afinal, os seus objetivos são diferentes do seu amigo, dos seus familiares e por aí vai.

Por isso a decisão de comprar ou vender uma ação também deve ser única e exclusivamente sua, com base na sua estratégia que foi traçada.

Diversificação é tudo

Acima de tudo, você quer saber como não perder dinheiro na Bolsa de Valores. Para isso é necessário diversificar as ações que compõem a sua carteira.

Compre ações de setores e empresas consolidadas. Dessa forma você diminui as chances de ter grandes prejuízos.

Diversificar também permite potencializar seus retornos, porque você terá maiores possibilidades de lucros em diversos setores e companhias.

Quer saber como montar uma carteira diversificada? Clique aqui

Ganhe dinheiro com o efeito manada

Você já ouviu a frase: “compre na baixa e venda na alta”? Imagino que sim, mas muitos fazem exatamente o contrário na Bolsa de Valores e acabam perdendo dinheiro, quando poderiam ganhar dinheiro com o efeito manada.

Sabe como? Aproveite as oportunidades!

É possível seguir o movimento contrário do efeito manada e lucrar com isso.

Compre bons ativos que estão em queda. Enquanto alguns vendem, você analisa a ação e adquire boas ações por preços abaixo do mercado.

O ideal é que você reserve dinheiro em caixa para aproveitar os momentos de queda da Bolsa para ir às compras e adquirir boas ações para sua carteira.

Keep Calm

É preciso entender que, independente da sua atitude, é preciso analisar a ação sempre. Se necessário, reavalie a estratégia.

Não aja de forma precipitada. Para isso, procure ouvir várias opiniões e ver análises a fim de tomar sua própria decisão.

Nesse sentido, recomendamos que conheça nosso canal do Rendi Investimentos no YouTube. Nele, você terá acesso a conteúdos que vão te ajudar na sua tomada de decisão. Além de ficar bem informado sobre o mercado financeiro.

Outra dica de ouro que podemos te dar é: tenha o apoio de uma boa casa de análise.

Por isso, convidamos você a conhecer a plataforma do Rendi. Nela, você terá acesso aos melhores investimentos da Bolsa de Valores. Temos estratégias para curto, médio e longo prazo. Independente dos seus objetivos, temos uma carteira para você.

Saiba qual ação investir hoje, clicando aqui.


Gostou do post? Então fique por dentro dos próximos conteúdos que iremos postar aqui!

Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com o Rendi! Somos uma casa de análise com foco em simplificar o mercado financeiro para você investir de forma assertiva.

Acesse nosso site www.rendi.app.br, e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma! 😉

1 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like