Montanha russa da Bolsa- como lidar com a volatilidade?

Montanha russa da Bolsa- como lidar com a volatilidade?

Lidar com as emoções na hora de investir é fundamental para tomar decisões assertivas, mas nem sempre é fácil manter a calma quando seus investimentos parecem estar em uma montanha russa.

Vamos imaginar a seguinte situação:

Um pouco antes do almoço você entra na conta da sua corretora para dar um espiadinha em seus investimentos e se depara com oscilações positivas: está tudo verde!

Entusiasmado, depois de algumas horas, entra novamente em sua conta, mas o que antes era verde, agora está vermelho. O entusiasmo agora se transforma em dúvida, receio e até mesmo questionamentos se tomou as decisões corretas para os seus investimentos.

Situações como essa citada acima, acontecem o tempo todo, principalmente falando de renda variável. Pensando nisso, iremos te dar algumas dicas de como lidar com a Montanha russa das ações, a famosa Volatilidade!

Neste artigo você verá:

  • Por que a Bolsa oscila tanto?
  • Como lidar com as oscilações do mercado?

Boa leitura!

Por que a Bolsa oscila tanto?

Antes de saber lidar com as oscilações do mercado financeiro, primeiro você tem que entender o porquê delas acontecerem.

Vamos lá!

O principal motivo para a volatilidade constante, é a lei da oferta e da demanda, ou seja, o número de pessoas que querem comprar ou vender uma ação.

Oferta é a capacidade de fornecer um determinado produto ou serviço, enquanto demanda é o quanto a sociedade (ou mercado específico) buscam por este produto ou serviço, tendo um interesse em pagar por ele.

Além disso, diversos outros fatores impactam o mercado causando oscilações, como:

  • Resultados operacionais e divulgação dos balanços;
  • Distribuição de proventos;
  • Projeções sobre o setor da empresa;
  • Inovações tecnológicas;
  • Notícias sobre fusão de companhias;
  • Nível de endividamento da empresa;
  • Entre outros fatores.

Dessa forma, qualquer fator que possa afetar o desempenho das empresas, irá influenciar diretamente nas oscilações, consequentemente impactando os preços das ações.


Leia também:


Como lidar com a volatilidade do mercado?

Uma coisa é fato! As oscilações vão acontecer e você precisa estar preparado para elas. Mas vamos deixar algo claro, nem toda oscilação é negativa!

Quando se fala em oscilação, ou também chamado de Volatilidade, um dos primeiros pensamentos é de perda, mas não é assim, a oscilação pode acontecer de forma positiva também, afinal, quando a oscilação está positiva, seus ganhos aumentam.

Mas independente se a oscilação é positiva ou negativa, manter a calma, a paciência e a disciplina é fundamental para manter seus bons resultados.

E para te ajudar a lidar com isso, aqui vão algumas dicas:

1- Invista de acordo com o seu perfil de investidor

O seu perfil investidor diz muito sobre a quantidade de risco que você está disposto a correr em seus investimentos.

Se as oscilações geram em você grandes desconfortos, talvez você deva rever seu perfil e seguir com investimentos de menores riscos.

2- Mantenha a calma!

Se animar demais com uma alta ou se desesperar com uma queda não faz bem aos seus investimentos e muito menos à sua saúde!

Na emoção você pode acabar tomando decisões erradas que irão prejudicar seus investimentos, por isso, aprenda a lidar com suas emoções na hora de investir.

Ao tomar qualquer decisão, pense com cautela e seja racional.

Caso queira saber mais sobre como manter o psicológico bom na hora de investir, confira esse Podcast com o Yuri Vidal e Danuza Machado 👇😉

Ouvir podcast

3- Tenha uma carteira diversificada

Uma carteira diversificada permite que você proteja seu patrimônio contra a volatilidade.

Diversificar seus investimentos trará maiores retornos financeiros a você e claro evitará que você perca dinheiro com as oscilações do mercado.

“Um portfólio eficiente deve considerar várias dinâmicas possíveis”

MARTINI NETO, ANALISTA-CHEFE DO RENDI.

E para fecharmos esse artigo com chave de ouro, aqui vai uma fala de Bill Ackman, que diz: “Investir é algo em que você deve ser puramente racional e não deixar que a emoção afete sua tomada de decisão”.


Gostou do post? Então fique por dentro dos próximos conteúdos que iremos postar aqui!

Quer saber mais sobre renda variável, quais empresas investir e qual a melhor forma de fazer seus investimentos render? Conte com o Rendi! Somos uma casa de análise com foco em simplificar o mercado financeiro para você investir de forma assertiva.

Acesse nosso site www.rendi.app.br, e tenha acesso as melhores dicas e informações sobre o mercado financeiro para te ajudar a investir da melhor forma! 😉

9 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like