Como funciona o mercado de criptomoedas e Bitcoin?

Bitcoin e outras criptomoedas
Bitcoin e outras criptomoedas
Neste artigo, você saberá como funciona o mercado de criptomoedas e Bitcoin.

Saiba como funciona o mercado de criptomoeda e Bitcoin neste guia completo de criptomoeda e Bitcoin.

O Bitcoin é a moeda digital mais conhecida pelas pessoas. Mas há outras criptomoedas bem populares como Ethereum, AXS, Cardano, Ripple, Litcoin, entre várias outras.

A partir de agora, neste guia completo, você terá informações sobre a história, os mistérios e como funciona as criptomoedas.

O que são as criptomoedas?

As criptomoedas são moedas digitais, que só existem no mundo cibernético. Ou seja, não é possível sacar o valor de uma criptomoeda, como fazemos com dinheiro em espécie.

Mas é possível converter o valor das criptomoedas em dinheiro para, dessa forma, sacar o valor em espécie.

História das criptomoedas e do Bitcoin

Após a crise financeira de 2008, ocorrida nos Estados Unidos por causa da bolha imobiliária do páis, o Bitcoin surgiu, criado por Satoshi Nakamoto.

Essa nova moeda surgiu com uma proposta ousada. O Bitcoin nasceu com o intuito de ser uma moeda 100% digital; descentalizada, ou seja, que não depende do governo, justamente para não correr riscos como os que geraram a crise de 2008; e sem barreiras, isto é, realizações de transferências entre qualquer local do mundo sem burocracia.

No início, o Bitcoin (BTC) possuia uma imagem depreciada. A moeda vista como ilegal, negociada em locais como a dark web (parte obscura da internet), ou mesmo visto como um assunto para pessoas muito inteligentes.

Com o passar dos anos, esses estigmas foram sendo quebrados e o Bitcoin começou a ser mais popular. Com a propagação da imagem do Bitcoin, outras criptomoedas também começaram a ser conhecidas.

Quem é Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin?

Quem é Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin?

Satoshi Nakamoto é o pseudônimo do criador do Bitcoin. Aliás ninguém sabe quem é Satoshi Nakamoto, nem mesmo se trata-se de uma pessoa ou um grupo de pessoas que criaram a moeda.

Não se sabe a idade, gênero ou mesmo a quantidade de pessoas que elaboraram a ideia do Bitcoin.

O misterioso criador do Bitcoin liderou a moeda desde a sua criação até 2011. Após isso, ele entregou o dominío do site e repositório do Bitcoin para Gavin Andersen.

Desde então, Satoshi Nakamoto simplesmente sumiu, sem revelar sua identidade.

Em outras palavras, isso significa dizer que o criador do Bitcoin pode ser qualquer um. Pode ser seu amigo ou algum famoso estadunidense, até mesmo alguma figura pública do Brasil. Qualquer um pode ser o criador da moeda digital mais famosa do mercado.

Mas, é claro, que o mundo especula quem é Satoshi Nakamoto. Veja algumas possibilidades:

  • Elon Musk – um dos homens mais ricos do mundo;
  • Dorian Sakamoto – é dele a imagem que aparece no Google quando você procura por ‘Satoshi Nakamoto’;
  • Nick Szabo – jurista e pesquisador de moedas digitais;
  • Hall Finney – desenvolvedor americano.

Em 2016, Satoshi Nakamoto foi indicado ao Nobel de economia, mesmo sem saber qual seria a identidade dele.

Até hoje não há, de fato, nada que comprove quem é Satoshi Nakamoto. A identidade do criador do Bitcoin continua sendo um mistério.

Como funciona o mercado de criptomoeda e Bitcoin ?

Saiba como funciona o mercado de criptomoeda e Bitcoin agora.

As moedas digitais funcionam, basicamente, da mesma forma que o dinheiro que conhecemos. Pois elas possuem um valor, chamado de cotação, e podem ser realizadas transações desse valor para qualquer lugar do mundo.

Isto é, uma pessoa no Brasil pode enviar dinheiro para outro cidadão que está nos Estados Unidos sem muita burocracia e sem pagar altos valores por isso.

Cada moeda possui um código único, que muda a cada transação realizada.

Por isso as criptomoedas são transações seguras e transparente. Isso ocorre devido a tecnologia Blockchain. Trata-se de um sistema de blocos que rastreia todas as transações. Em outras palavras, é uma espécie de livro aberto a fim de evitar fraudes edar maior transparência às transções.

As moedas, como o Bitcoin, permitem ser compradas em frações.

Quanto vale o Bitcoin e outras criptomoedas?

Atualmente, estima-se que existam mais de 1.600 moedas digitais. Juntas, as criptomoedas movimentam um mercado estimado em mais de 1 trilhão de dólares.

Existem também moedas digitais brasileiras, como, por exemplo, a ZCore, Blood Donation Coin e Nibio Cash.

Confira as 10 criptomoedas mais valiosas do mundo.

Fonte: Investing (2021)

No cenário atual, as criptomoedas, entre elas o Bitcoin, são vistas além de moedas digitais, tornaram-se investimentos com alto potencial de retornos em curto e longo prazo.

1 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like